sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A retina...

   A camada que reveste internamente a câmara ocular é a retina, que contem dois tipos de células estimuláveis pela luz (fotoceptores) : os bastonetes e os cones.
   Os bastonetes são fotoceptores extremamente sensíveis à luz mas incapazes de distinguir as cores. Neles existe uma substância responsável pela detecção da luz chamado opsina que é a parte proteica, e  o ll-cis-retinal de uma parte não-protéica derivado da vitamina A.
   O cones são menos sensíveis a luz mas possuem a capacidade de discriminar diferentes comprimentos de onda permitindo a visão em cores.
   A retina de cada olho contem 6 milhões de cones a maioria concentrada em uma região denominada fóvea, e 120 milhões de bastonetes pouco deles na fóvea.
   Quando uma molécula fotossensível  de cone ou bastonete é excitada pela luz, sua estrutura modifica-se, desencadeando uma série de reacções químicas na célula, essas reacções geram impulsos nervosos sendo transmitidos para outras células da retina e sendo conduzidos por fibras nervosas até o centro visual no córtex cerebral.

Esclera e corióde...

   A esclera é a camada mais externa, constituída por um tecido conjuntivo resistente, que mantém a forma esférica do bulbo do olho e serve de ponto de ligação para os músculos responsáveis por sua movimentação.A esclera tem cor branca, mas na parte anterior do bulbo, apresenta uma área transparente à luz e com maior curvatura: a córnea e abaixo da córnea encontra-se um liquido transparente chamado de humor aquoso.


   A coróide localiza-se imediatamente abaixo da esclera, é uma película pigmentada rica em vasos sanguíneos que nutrem e oxigenam as células do olho. A mesma forma a íris o disco colorido do olho e no seu centro esta a pupila por onde a luz penetra no globo ocular.

   Atrás da íris localiza-se a lente uma estrutura protéica com forma de uma lente biconvexa que da a nitidez e foco à imagem luminosa formada na córnea.


Visão...

Os órgãos responsáveis pela visão são os bulbos do olho, popularmente chamados de olhos.Eles são duas bolsas membranosas cheias de líquidos, embutidas em cavidades ósseas do crânio, as orbitas oculares.


   Nos bulbos do olho há células sensoriais especializadas na captação de estímulos luminosos, os fotoceptores.

   Os olhos se movimentam graças a um feixe de fibras nervosas que parte do interior do bulbo do olho em direcção ao encéfalo passando por uma abertura no osso do órbita ocular.

   Os bulbos do olho são revestidos por uma membrana transparente dotada de finíssimos vasos sanguíneos , a conjuntiva, que se estende pela superfície interne das pálpebras.

   Sobre a conjuntiva fica a parede do bulbo, formada por três camadas: esclera, coróide e retina.


Video sobre olfato e paladar...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A natureza dos sons...

   Duas características importantes dos sons são volume (alto e baixo) e (agudo ou grave) . O volume de um som está relacionado com a sua intensidade e depende da amplitude das ondas sonoras que são medidas por decibéis.
   O tom de um som depende da frequência das ondas sonoras que é medido em hertz que corresponde ao numero de vibrações por segundo.

Video ... ouvido interno...

Como funciona a audição...

   A vibração do ar causada pelas ondas sonoras ao atingir a membrana timpânica, faz com que ela também vibre, movimentando o martelo, a bigorna e o estribo,esses pequenos ossos da orelha média alinhados em sequência atuam com amplificadores e transmissores das vibrações




   Como percebemos os sons...
  
  A cóclea é um longo tubo cônico, enrolado, com o interior dividido em três partimentos cheios de líquidos
  No compartimento mediano localiza-se o orgão espiral que contém as células sensoriais fonoceptoras,essas entram em contato com uma estrutura membranosa chamada membrana tectórica, que se apoia, como se fosse um teto sobre os cílios das células sensoriais. A janela oval faz vibrar comunicando esta vibração ao líquido coclear então gera-se impulsos nervosos que são conduzidos pelo nervo auditivo ao centro de audição do cortex cerebral.
  

Audição...

Estrutura da orelha...

   A orelha humana é o órgão responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo.
   Costuma ser dividida em três regiões denominadas: orelha externa, orelha média e orelha interna.
   Orelha externa...
   É o canal que se abre para o meio exterior no pavilhão auditivo, conhecido como orelha, é revestida por um epitélio rica em células secretoras de cera, cuja a função é reter partículas de poeira e micro organismos protegendo as partes internas.
   O pavilhão funciona como um captador de som essas vibrações que recebemos são transmitidas para o tímpano uma fina estrutura que separa a orelha externa da média.
   A orelha média localiza-se dentro do osso temporal um canal estreito e cheio de ar, é aqui que se localizam três pequenos ossos: martelo, bigorna e estribo.
   A tuba auditiva comunica a orelha média à garganta, e sua função é equilibrar  pressão no interior da orelha de acordo com o ambiente externo.



   A orelha interna encravada no osso temporal, é um complexo labirinto membranoso, onde existem células sensoriais especializadas na captação de estímulos mecânicos chamados mecanoceptores.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Olfato e paladar...

   O sabor não é produzido apenas pela estimulação das células gustatórias, mas também pela estimulação de células olfatórias.Apesar dos receptores do olfato e do paladar serem diferentes e de suas mensagens serem processadas em regiões diversas do cérebro esses dois sentidos agem em conjunto em uma terceira região do cortex cerebral para produzir a sensação do gosto.

Olfato...epitélio olfatório...

   O sentido do olfato é produzido pela estimulação do epitélio olfatório, localizado no teto das cavidades nasais, é constituído por células nevosas especializadas que possuem prolongamentos sensiveis megulhados na camada de muco que recobre as cavidades nasais.As moléculas dispersas no ar difundem-se no muco e atingem os prolongamentos sensoriais gerando impulsos nervosos que são conduzidos até o corpo celular da célula olfatória.

Paladar...

   O sabor é uma complexa mistura de sensações de paladar e olfato.Nossas células sensoriais detectoras de paladar ficam localizadas na boca, agrupadas em pequenas saliências, chamadas de papilas gustatórias.
   Existem quatro tipos de papilas gustatórias : circunvaladas, fungiformes, foliáceas e filiformes.
   Filiformes: não contém células receptoras de sabor, apenas são táteis.
   As circunvaladas, fungiformes e as foliáceas: são capazes de detectar os quatro sabores principais doce, azedo,salgado e amargo.
  

Os sentidos...

Fisiologia e classificação das células sensoriais...


   A capacidade de perceber o meio ambiente depende de células denominadas células sensoriais.

   Em nosso corpo existem essas células espalhadas e algumas se concentram em determinados órgãos que são especializados na percepção das condições internas e externas: nossos sentidos.

   Nossos sentidos têm em comum um estimulo especifico que gera potenciais de ação que são transmitidos a nervos e conduzidos na forma de impulsos nervosos até o sistema nervoso central.